top of page

REQUALIFICAÇÃO DO JARDIM DO MIRADOURO

ANO:

LOCAL:

ARQ.

2023

Polana Cimento A, Maputo

Dalaías Dava

Editado no dia: 07/09/2023

IMG_20230808_104003 - Copy.jpg

SÍNTESE HISTÓRICA

O Jardim Miradouro é um pequeno parque em Maputo, capital de Moçambique. Situado na Avenida Friedrich Engels, perto da Embaixada de Portugal e do Standard Bank. Possui uma bela vista da baía e da cidade, sendo um local procurado para relaxar e desfrutar da natureza.
De acordo com pesquisas em mais artigos pela internet, O jardim foi criado no final do século XIX ou início do século XX, quando Maputo ainda se chamava Lourenço Marques e era a capital do Moçambique português. O parque recebeu o nome de um navegador português, Lourenço Marques, que explorou a área em 1544. O parque foi provavelmente concebido como um espaço público para os moradores coloniais e visitantes, que podiam admirar a paisagem e a arquitectura da cidade do topo da encosta.
O parque testemunhou muitas mudanças na história de Moçambique, desde a era colonial à independência em 1975, da guerra civil ao acordo de paz em 1992, e da crise económica ao desenvolvimento no século XXI. O parque também tem sido um local de expressão cultural e interação social, acolhendo eventos como concertos, festivais, exposições e cerimónias. O parque ainda é um símbolo da identidade e diversidade de Maputo, bem como uma fonte de inspiração e diversão para os seus visitantes.

IMG_20230809_125047 - Copy.jpg

DESTAQUES PAISAGÍSTICOS

O jardim apresenta construções e arranjos com características da era colonial, com materiais predominantes tais como a madeira, pedra, e algumas paredes de tijolos e Betão armado, (o que resume as cores do ambiente em aproximadamente castanho, creme, branco e verde). A vegetação predominante é essencialmente composta por árvores de grande porte, tais como pinheiros, palmeiras (altas e médias a pequenas), acácias, e arbustos médios. Os pavimentos do local são de pedra, na parte do perguntado (com pilares ao estilo romano) e da praceta. Cimentado ou em Betão na parte do passeio publico. As principais construções do local, são o muro contra quedas (danificado e em algumas partes inexistente), alguns vasos acompanhando o muro e o monumental vaso em uma praça central.
Ainda que esteja à beira da encosta com vista ao mar, apresenta alguns trechos com barreiras visuais de origem vegetal.

ALTERAÇÕES PROPOSTAS​

Tratando-se de um jardim essencialmente comunitário, a proposta tende a equacionar as necessidades de cada grupo de utentes para criar espaços que permitam a individualidade, mas que também instiguem a interação entre as pessoas.

panorama.jpg

CONCEITO

Após a minuciosa análise feita, e tendo sido estabelecidas todas as balizas e premissas, o projecto final resultou em um ambiente, com um design contemporâneo, tendendo, porém, ao máximo, manter a identidade histórica do local. A resposta urbanística e arquitetônica foi pensada de modo que desenhe e influencie o movimento dos utentes para poderem circular em praticamente toda área intencionada pelo projetista (o qual julgou ideal), e evitar a permaneça em áreas igualmente intencionadas pelo mesmo motivo. A proposta tenta ao máximo enquadrar e responder com mais afinco as necessidades obtidas principalmente dos utentes em detrimento do programa do proponente do concurso, sendo que estes são os que vão usar e consequentemente sentir os efeitos das decisões projectuais tomadas tanto pelo projetista assim como pelo proponente.

Area Desportiva (1).jpg
Pracinha (6).jpg
Cafe e playground (2).jpg

Siga-nos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
APOGEU ARQUITECTOS BRANCO.png

termos e políticas

© 2023 Designed by DavaWorkshop's team.

Todos os direitos reservados

bottom of page